(foto: PortalEDM)
       Salve, salve, galera!
       Antes de qualquer coisa tenho que ser bem sincero e dizer: QUE FESTÃO!
      Porém, nem só de coisas boas vivemos no evento.
      Virão me perguntar se eu vim aqui só pra falar mal do evento e a resposta é: LÓGICO QUE NÃO. 
      Esses pontos negativos devem sim ser salientados para que sirva de aprendizado para os organizadores no ano seguinte. E nenhum, NENHUM evento fica livre de problemas, a situação é que devem ser sempre procuradas as soluções para os anos seguintes.
       Então vamos lá!
       Na chegada ao evento, duas pessoas recolhiam vinte reais pelo estacionamento do "evento", que era na rua de terra batida onde o sitio da mama se localiza. (esse é um assunto que vou abordar mais a frente.).
        Ao entrar, me deparei com uma enorme e demorada fila de revista, a qual perdi uma hora para conseguir chegar até os seguranças para que revistassem minha mochila que tinha todo meu material fotográfico. O evento pecou em disponibilizar apenas dois seguranças para verificarem as mochilas e barracas, entretanto, a abordagem e a checagem foram feitas de maneira corretíssima, e isso é um ponto positivo, o que pecou mesmo foi apenas na quantidade de pessoal para tal, o que acarretou na demora excessiva para entrar na festa.
(foto da fila: Adriano Laheto - portaledmbr)
       A partir dai, poucas coisas foram ruins, um exemplo era a quantidade de banheiros disponíveis. Poucos banheiros disponíveis geravam as horrendas filas, mas devo salientar que um ponto positivo era a limpeza nos banheiros que foi feita de forma constante. Apesar dos poucos banheiros, te-los sempre limpos foi uma grata surpresa.
        Acho que o que realmente me desagradou nesse evento, foram as filas, e principalmente nos caixas do bar. Essas eram enormes e perdia-se de trinta minutos a uma hora. Infelizmente a quantidade de pessoas foi grande demais para dar vazão, ou seja, mais filas.
        Outro problema nos caixas foi a falta de troco, as vezes nem o troco da compra de uma água com dez reais tinha. Isso também foi um serio problema.
         No bar, a aglomeração é normal e inquestionável, porém, a catuaba acabou ainda pela manha. Mas até ai tudo bem, cerveja, bebidas alcoólicas e refrigerantes acabarem em um evento desses é plausível, agora acabar a água e não haver um minimo de reposição é terrível. Pode acabar de tudo em evento, mas água deve ser priorizada, a água é o principal item de venda no seu evento, a água é primordial em qualquer evento de musica eletrônica. Tudo bem que era em torno das 17:00 hs quando acabou, mas evento foi até as 20:00 hs, e beber refrigerante no lugar não é a mesma coisa!
         Eu iria relatar sobre a falta de segurança na saída do evento e no estacionamento que aparentemente era de responsabilidade do evento. Mas como não tenho certeza de que a responsabilidade era mesmo dos organizadores, prefiro apenas comentar o cenário caótico as 20:00hs.
        Carros depredados, foi relatado um caso de furto de veiculo e furtos as pessoas que iam para suas casas. Não estou atribuindo essa culpa ao evento, mas gostaria que eles olhassem isso melhor no próximo.
        Isso ai acima foi muito? Foi sim, mas não diminuiu em nada a qualidade do evento.
        Os preços de tudo, desde o ingresso até a água estavam dentro dos padrões, um preço acessível que não pesou no bolso.
        O ornamentação do evento estava linda, aquele palco com imagens psicodélicas (foto 1), durante a madrugada deixava as pessoas loucas só de olhar. O sitio da mama, já um lugar conhecido do publico carioca, e quando recebe um evento desse nível e bem organizado em sua ornamentação, transforma um simples sitio em um lugar magico, com um solo sagrado!  
        Falando em solo sagrado, a organização do evento soube muito bem transformar aquela terra em solo sagrado mesmo! Houve toda uma campanha de conscientização da galera com relação ao lixo, não houve distribuição de copos descartáveis. O que houve foi um "empréstimo" de copos mais resistentes (foto 2), onde as pessoas pagavam um valor simbólico para retirarem o copo e caso não quisessem ficar com ele depois do evento poderiam  pegar seu dinheiro de volta ao devolver o copo. Isso foi uma jogada genial, pois o ambiente ficou mais limpo (foto 3) sem copos descartáveis para serem jogados pelo chão.
(foto 2 - Terratronic)
(foto 3 - Terratronic)
        Além disso, eles sem preocuparam realmente com a limpeza e contrataram uma equipe de limpeza que trabalhou incansavelmente para deixar tudo sempre limpo. Desde os banheiros até a pista. Eles trabalharam perfeitamente bem e tanto a Terratronic, quanto a equipe de limpeza merecem parabéns pelo incrível trabalho que executaram! 
       Outra coisa muito interessante que o evento proporcionou, foi a entrada da galera mais light que fazem bijuterias e outros artigos de arte, para que pudessem vender seus trabalhos no evento. 
       A magia da música eletrônica se fez presente em cada possível significado da palavra, o clima incrível, as pessoas, os Dj's, os funcionários, tudo ali estava armado perfeitamente para uma experiencia surreal.
       E a line? 
       Que line senhores! Confesso que não conhecia todos eles, mas sai dali querendo ouvir mais de cada um!
      A noite começou com o DJ  Kitai (Daniel Chagas),  tocando seus ritmos marcantes com uma mistura de groove, alguns elementos noturnos e toda energia do Full On.
      Em seguida a dupla brasuca  Arthur Diamond e Lucas Lopes que formam o E-spirit'o tomou conta do palco tocando seu set com um Psy de altíssima qualidade. A carreira deles é um tanto quanto recente, mas já mostram um currículo de respeito com vários eventos e festivais na bagagem. E eles irão em breve estrear nosso bloco de entrevistas, onde os Dj's do país serão entrevistados por nós aqui do PortalEDM! 
     Em seguida, a responsabilidade de manter o alto nível exercido pelos Dj's anteriores ficou a cargo do  Whiptongue, oriundo de Uberlândia "a cidade que não tem táxi",  (piadinha da praça é nossa. Desculpem mais não pude resistir!), Minas gerais, ele chegou já mandando pedradas psicodélicas na multidão que respondeu dançando seu set do inicio ao fim!
      Via Axis assumiu com seu Psy hipnótico levando os mais nostálgicos a uma grande euforia, pois sua musica remete muito a chamada época de prata do Psy.
      Como de se esperar, a galera respondeu com o corpo o que o Via Axis falava com a musica.
      Depois veio o Dj Pedrão/Labirinto LIVE, com muita experiencia e um Psy de tirar qualquer um da bad, mostrou em uma hora de show que ele tem muito a contribuir no mundo da musica eletrônica e que seu nome merece respeito em qualquer lugar!
      Fica aqui um set curto, porém excelente! 
      E pra fechar o Psy da madrugada entrou em cena o  DJ TUDE, com 12 anos de carreira é uma das principais referencias no Psytrance, do prog psy e full on no cenário carioca. 
      As 7:00 da manha Max Peterson com seu Psy levanta poeira em um amanhecer incrível no evento! Outro das antigas mostrando sua potencia no evento.
     Ai meu amigo, pra quem é amante das pedradas(eu), chegou  Dolby-Doo dando porrada sem mão em nossas cabeças! A galera que já estava em êxtase com as apresentações anteriores foi ao delírio com a apresentação desse Dj bem conhecido do publico.
    Dai em diante foram só pedradas, uma mais incrível que a outra.
     Invisible Reality  veio de Israel pra sacudir a galera com um Prog de altíssimo nível.
     DJ Vidigal mostrou que o Prog nacional é mais que suficiente pra arrebentar com a pista e botar a poeira pra subir lindamente.
     Veio o RITMO, outro monstro de Israel arrebentar com nossos corpos! 
     E ai  Wavesource, mais um brasuca dando pedrada, martela e o que mais puder tacar! Não teve capacete que aguentasse tanta porrada! 
     E ai meus amigos, chegou o Tom S. as 14:00hs, mais um brasuca tocando, e esse rendeu a cena mais memorável do dia ao tocar Harmony do Hi Profile. Eu fotografava até começar a música. Pessoas saiam de todos os lados correndo para poder aproveitar essa porrada violenta que ele proporcionou. Gente chegando aos montes, poeira subindo e a pedrada batendo. Não consegui me conter e tive que correr pra pista pra fritar junto com todos os outros. Cena mais que memorável! 
A qualidade da sua música e as pedradas que ela proporcionam aumentaram a vibe que já vinha alucinante o dia inteiro! Uma line excelente diga-se de passagem com Dj's que destruíram o dia inteiro e ele foi mais um dos responsáveis por muitos voltarem para casa sem pernas! 
    E pra fechar a sessão de pancadas de Prog veio Bruno Feto, com uma enorme responsabilidade de fazer o melhor depois das feras que tocaram antes dele. E bom, ele simplesmente fechou o prog do dia com chave de ouro! Eu não o conhecia, mas depois da Terratronic passarei a acompanhar mais seu trabalho! 
    No inicio do fim, quando olhamos para o relógio e vemos que falta poucas horas para acabar o evento e começamos a ficar agoniados vem ele, FractaLL com seu estilo único que tem influencia do house e do tecno, mostrando um som de altíssimo nível que só ele sabe fazer. Dizendo mais uma vez porque seu nome ecoa tão bem pelas bocas e eventos no Brasil e no mundo! 
    E pra segurar a pressão, vindo em seguida, Loudstage que desenvolve uma linha de techno diferente, com muito groove e influencia de diversos gêneros. Ele soube conduzir o evento perfeitamente fazendo a galera fritar ainda mais enquanto o sol ia dando adeus para a Terratronic.
    Por fim, porém não menos importante veio ele, Back 2 Low, com uma carreira que iniciou em 2014 , porém com sets altamente marcantes e dançantes, trazendo muito Low para fechar a Terratronic.
Ele soube tirar até a ultima gota de disposição do publico que permaneceu até o fim do evento, e o melhor é que já disponibilizou seu set no SoundCloud! 
    A Terratronic já se comporta como evento grande, daqui a pouco faltará espaço para comportar tanta gente. Merecem muitos parabéns pela ótima experiência que proporcionaram a todos ali. Cada problema visto é digno de atenção e deve ser levado em consideração para o ano seguinte. Porém não foi o suficiente para estragar a experiência de curtir aquela vibe maravilhosa. 
    Fica aqui meus parabéns e a vontade de ter um novo encontro no ano que vem! 
    Estarei ansioso esperando boas surpresas.
   Atenciosamente: Adriano Laheto  





